"A asa da minha calopsita está sangrando e agora?" Confira o texto abaixo e saiba mais.
- Gaia Atendimento Veterinário
- 4 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
É comum ocorrerem acidentes domésticos com aves mantidas soltas como pet, principalmente com as calopsitas.

Muitas vezes as aves acabam fraturando algumas penas, principalmente as penas novas e isso vem a ser um problema, pois ocorrem sangramentos que vão de moderados a intensos, podendo colocar a vida da ave em risco.
Outras causas de fraturas de penas são aparo incorreto das penas das asas, automutilação e agressão por outras aves.
Quando ocorrem agressões, as aves devem ser separadas. Quando ocorre automutilação, a ave precisa passar por atendimento e tratamento minucioso.
Todas as penas do corpo estão sujeitas a fraturas quando novas. As fraturas ocorrem no canhão das penas.
Caso seja notado a presença de sangue nas asas de sua ave, leve-a apara o veterinário especializado imediatamente, para que as penas fraturadas/quebradas sejam tratadas da forma mais adequada.
Pegue sua ave com calma, para não assusta-la e evitar que mais penas se quebrem. Coloque-a em sua gaiola (caso caiba no carro) ou em um transporte confortável e cubra com um pano para evitar sustos e deixa-la mais calma durante o caminho ao veterinário.
Nós oferecemos suporte para esse tipo de acidente. Realizamos atendimento completo e de qualidade.

Figira 1: Calopsita com penas fraturadas na asa. Fonte: Clube das Calopsitas.
Figura 2: ao lado esquerdo, você pode ver uma pena madura (normal), com ausência de sangue e a direita, uma pena nova com a presença de sangue. Fonte: National Cockatiel Society
A minha tá sangrando as duas asas e eu tô muito triste e amanhã vou levar no veterinário urgente Obrigado muito pela dica agradeço e quando eu fui pegar ela na agropecuária ela já tava quase quebrada eu acho a asa dele nome dele é Kinder Ele é lutino ele já está adulto e começou isso daí quando eu tinha nove anos agora tô com 10 Mas sério mesmo muito obrigado pela ajuda